ANEXO 35 DO EDITAL 02/2006-PRH

TESTE SELETIVO PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO

 

Departamento de Educação Física

Área de conhecimento ou matéria

(35) RÍTMICA E DANÇA

 

Tipos de provas para esta área de conhecimento:

 

1.       prova escrita;

2.       avaliação do curriculum vitae.

 

 

PROGRAMA DE PROVA

 

1.       Música e gestualidade expressiva na educação física:

-          Música e sociedade: reflexões críticas.

-          Aspectos técnico-pedagógicos: elementos da música (melodia, harmonia, ritmo), características dos sons (intensidade, duração, timbre, altura), improvisação a partir de valores musicais e estruturas rítmicas.

-          Experiências de movimento (peso, tempo, espaço e fluência), ações básicas de movimento (retorcer, flutuar, deslizar, e outras), processos de experimentação e criação.

-          Composição coreográfica na educação física: música, seleção temática, técnicas de criação e notação.

2.       Manifestações da cultura de movimento humano:

-          Dimensões lúdicas da cultura do corpo: brincadeiras cantadas, atividades rítmicas e outras.

-          Aspectos didático-pedagógicos do folclore e das danças folclóricas/populares.

-          Fundamentos técnico-pedagógicos das danças de salão.

-          Ensino e pesquisa com manifestações dançantes da cultura de movimento humano.

 

 

REFERÊNCIAS

 

 

CAMARGO, Maria Lígia Marcondes de. Música/movimento: um universo em duas dimensões: aspectos técnicos e pedagógicos na Educação Física. Belo Horizonte: Villa Rica, 1994.

 

FAHLBUSCH, Hannelore. Dança moderna contemporânea. Rio de Janeiro: Sprint, 1990.

 

FERNANDES, Florestan. O folclore em questão. São Paulo: Hucitec, 1989.

 

LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

 

LARA, Larissa Michelle; PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis; RIBEIRO, Deiva Mara Delfini Batista. Brincadeiras cantadas: educação e ludicidade na cultura do corpo. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, n. 81, fev. 2005. (Revista digital argentina).

 

LESSA, Barbosa; CORTES, Paixão. Danças e andanças da tradição gaúcha. 2. ed. Porto Alegre: Garatuja, 1975.

 

NOGUEIRA, Andries Monique. Música, consumo e escola. In: RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton; ZUIN, Antônio Álvaro Soares; PUCCI, Bruno. Teoria crítica, estética e educação.  Campinas, SP: Autores Associados; Piracicaba, SP: UNIMEP, 2001.

 

PINTO, Renato. Gestos musicalizados: relação entre educação física e música. Belo Horizonte: Inédita, 1996.